Poeta e compositor Walmir Almeida, transformou Geopolítica em Música com a canção “Paranóia Global”

O compositor e professor de Geografia Walmir Almeida lançou há algum tempo uma música que se tornou atemporal.

Ela mistura arte (em toda sua extensão), educação e principalmente reflexão social.

Intitulada “Paranóia Global”, a canção traz uma crítica inteligente, no que tange aos conflitos e guerras que acontecem ao redor do mundo, mostrando como, de alguma forma, todos nós acabamos sendo atingidos pelas consequências desses embates, mesmo que pareçam distantes.

Walmir, que concilia sua rotina de sala de aula com a paixão pela música, conta que a inspiração para a composição veio justamente das discussões com seus alunos sobre geopolítica, interesses econômicos e os impactos sociais dos recorrentes conflitos contemporâneos.

“Muitas pessoas acham que a guerra acontece lá longe e que não tem nada a ver com a gente. Mas, quando você começa a entender como o mundo está interligado, percebe que tudo acaba respingando na nossa vida: no preço da comida, dos combustíveis e até na cultura do medo que se espalha”, explica o compositor.

Uma mistura de ritmos e consciência social “Paranóia Global” traz uma levada de pop e rock.
A letra traz metáforas criativas, com um jogo de palavras que provoca o ouvinte a pensar: quem lucra com a guerra? Quem sofre? E até que ponto somos apenas espectadores?

Como professor, Walmir vê a música também como uma ferramenta de ensino, e faz uso dessa metodologia constantemente.
“A música tem o poder de fazer a gente pensar de um jeito leve, sem deixar de ser superficial. Meu objetivo com ‘Paranóia Global’ é justamente provocar essa reflexão: que guerra é essa que parece tão longe, mas que de um jeito ou de outro chega até nós?”

Onde ouvir a música “Paranóia Global”?
Está disponível no Youtube.

REFRÃO:

Não à guerra!! Não à tanta insensatez
Esse mundo não aguenta outra estupidez
Não à guerra!! Dê uma chance ao natural
A vida não tem preço E não tem nada igual.